De acordo com a coordenadora da Comissão de Mobilização do Fórum, Marcela Lin, o número de participantes já superou as expectativas. “Inicialmente, esperávamos 10 mil pessoas, então a cada semana nos impressionamos mais com a quantidade de interessados em participar desse grande momento”, afirma.
Para receber todo esse público, desde o ano passado, o Instituto Federal de Santa Catarina – como Secretaria Executiva do Fórum – trabalha para oferecer uma infraestrutura adequada a um evento desse porte. “Nossa preocupação desde o começo foi em oferecer um local condizente ao evento e aspectos logísticos que atendam os participantes durante os dias do Fórum”, explica o coordenador da Comissão de Infraestrutura, Vinicius De Lucca Filho.
E, durante o evento, linhas de ônibus gratuitas farão o transporte dos inscritos de diversos pontos de Florianópolis para o local do Fórum. “Já estamos em contato com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Guarda Municipal e a Polícia Militar para garantir a maior segurança aos participantes, além de oferecer atendimento médico se necessário”, explica Vinicius.
Com o tema Democratização, Emancipação e Sustentabilidade, o fórum mundial já conta com importantes nomes internacionais confirmados na sua programação, como o mexicano Enrique Leff, coordenador da Rede de Formação Ambiental para a América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), e os americanos John “Maddog” Hall, diretor-executivo da organização Linux Internacional, e Richard Matthew Stallmann, considerado o idealizador do “movimento software livre”.
A programação oficial do evento ainda não foi fechada. A previsão é que seja divulgada até 24 de abril.