O papel do gestor no clima organizacional
Flávio explana em seu artigo que o gestor possui um papel preponderantena promoção de um clima organizacional, onde os colaboradores sintam-se valorizados, motivados e satisfeitos com a atividade que desempenhana empresa, se fazendo perceber que não são apenas um número e sim parte integrante e fundamental de ummecanismo “A Empresa”.
“O que venho percebendo através de convívios e experiências pessoais é que muitos falam em manter um bom climaorganizacional em suas empresas, porém, são muitos poucos aqueles que sabem verdadeiramente como fazê-lo e ouestão pouco preocupados em fazer acontecer. Infelizmente muitos “gestores” acham que essa é uma responsabilidadedos funcionários e não da Gestão, criando desde aí o impasse para promoção do bem estar”, explica.
Ele aponta como grandes erros, quando os gestores (proprietários) desconhecem o perfil da própria empresa e quandocriam climas de inimizades entre os próprios funcionários, por acharem que não pode existir relação de amizade entreos colaboradores com a errônea ideia de que isso pode
Assédio Moral
“Quando os gatos saem os ratos fazem a festa?”. Este ditado popular não se aplica em muitas empresas. SegundoFlávio Burgos, existem muitas as empresas onde a ausência do gestor garante boa produtividade dos colaboradores.Isso porque há gestores que quando estão presentes ficam o tempo todo regulando, criticando, pressionando, sem saber (ou sabendo) que o que ele está fazendo tem nome e tem sobrenome: assédio moral.
Flávio conta que esse tipo de situação não mais deveria existir em ambientes coorporativos e que ela promove um marketing ruim para a organização.
“Estes tipos de empresas terão prazo muito curto de validade, pois a divulgação boca a boca é cada vez mais veloz e aspessoas estão se comunicando cada vez mais através das redes sociais e compartilhando suas experiências efrustrações e em muitos casos divulgam o nome das empresas, contando sobre suas insatisfações, gestores queassediam moralmente, clima de perseguição e de insegurança, carga horária excessiva entre outros inúmeros fatores”,pontua.
Flávio Burgos lista alguns itens importantes para garantir um bom clima organizacional numa empresa