Audiência Pública em favor da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB), realizada nesta segunda-feira (05) em Baixa Grande, reuniu professores, alunos e toda comunidade.
A mobilização é feita por quatro territórios de identidade baianos: Bacia do Jacuípe, Sisal, Agreste de Alagoinhas e Semiárido Nordeste II. O encontro é em Baixa Grande foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Comissão Inter-Territorial.
O secretário municipal de Educação de Baixa Grande, Fabrício Santana, acha que é fundamental ampliar e democratizar o acesso ao ensino superior nesta região. “Uma universidade multi-campi evitaria a saída de uma boa parcela da juventude”, defendeu.
Para Fabrício, contar com uma universidade federal na Bacia do Jacuípe traz vantagens muito além de inserir os jovens no ensino superior. “Podemos realizar o trabalho de pesquisa e extensão”, complementou o secretário.
Todos os presentes poderão assinar uma lista que será entregue futuramente no Ministério da Educação como forma de pressionar a instalação da UFNB. “É essencial garantir a mobilização neste momento”, comentou o secretário.
No dia 08 de maio, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ocorre audiência pública para debater a possibilidade de instalação da UFNB.
|