PF deflagra operação 13 de Maio em Ipecaetá

 O município Ipecaetá recebeu hoje agentes da policia federal com a operação 13 de maio onde prefeituras investigadas com o montante de pelo menos R$ 70 milhões, segundo o delegado José Nogueira, da Polícia Federal (PF), responsável pelas investigações.

            A Polícia Federal, com a cooperação da Controladoria Geral da União (CGU), da Receita Federal e da Assessoria de Pesquisa Estratégicas da Previdência Social (APE), realizou na manhã desta terça-feira (13) a mesma com o fim de combater crimes de desvio de recursos públicos e corrupção praticados em prefeituras municipais.
            Os alvos da ação foram ex-prefeitos, vereadores, secretários ou ex-secretários e funcionários públicos. Segundo a assessoria de imprensa da PF, 18 dos 29 mandados de prisão já foram cumpridos e muitos dos detidos foram levados para o posto da instituição em Feira de Santana, para prestar depoimento.
         
             45 servidores da CGU e 45 da Receita Federal participaram da operação e cumpriram ontem (13/09) 29 mandados de prisão, sendo 21 na região de Feira de Santana decretadas pela justiça federal
 Os prefeitos de Fátima e Sítio do Quinto, José Idelfonso Borges dos Santos e Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa, ambos do PDT, ainda não foram presos e são considerados foragidos da Justiça, também de acordo com a Polícia Federal. Já os 83 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na sua totalidade.

veículos da operacao em ipecaetá

Montante

 Inicialmente, a expectativa era de que os valores desviados girassem em torno de R$ 30 milhões.

veículos da Operação
O grupo
O grupo utilizava empresas de fachada e laranjas contratadas para a realização de serviços de engenharia, de transporte escolar e realização de eventos sociais. Até o momento, foram identificadas irregularidades em que o esquema tinha sede no município de Fátima-BA, mas agia em várias cidades do nordeste do estado há mais de 10 anos. 
    A operação ocorre em 26 municípios baianos, além de Aracaju (SE) e Brasília (DF)    A assessoria da PF informou que além de ipecaetá  prefeituras de Fátima, Heliópolis, Aramari, Banzaê, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto, Água Fria, Novo Triunfo, Itiruçu, Ourolândia, Santa Brígida, Paripiranga, Itanagra, Quijingue, Sátiro Dias, Coração de Maria, Cícero Dantas, Lamarão e São Francisco do Conde nas quais foram realizadas buscas.
 Entre os suspeitos com prisão determinada pela Justiça, dois são prefeitos e seis são ex-gestores. Quatro vereadores também tiveram a prisão decretada, além de cinco secretários municipais e nove funcionários públicos. Foi determinado, ainda, o afastamento cautelar de sete pessoas de suas atividades profissionais, inclusive de funções públicas ocupadas
  Os policiais federais apreenderam diversas pastas com documentação no prédio da prefeitura local, com sérios indícios do ex prefeito Aílton silva onde foi apreendido também na casa de Ailton silva em santo Estevão BA de computadores, com denuncias de cometer irregularidades na aplicação de recursos públicos, entre os quais, recursos destinados ao FUNDEB,  o mesmo foi encaminhado a policia federal em feira de Santana para prestar esclarecimento. 


da redação com infomacoes do site www.bahianoticias.com.br/ e  fotos: blogdo estevao.blogspot.com