Aluna de Administração vai receber premiação nacional

A estudante Talitha Santana, do 2º semestre de Administração da FAT, foi classificada em 3º Lugar no Prêmio Nacional Belmiro Siqueira, na modalidade Artigo Acadêmico com o paper Competências Requeridas ao Gestor Logístico: Uma comparação entre Administração e Engenharia. O trabalho foi construído no primeiro semestre deste ano, sob orientação do Prof. Marcos Gilberto Dos-Santos, no âmbito do Centro de Pesquisa e Extensão, cuja coordenação é do professor Miguel Castro.
Ela ganhará um troféu e um prêmio de R$ 2.500,00 pelo desempenho. “Cada Regional, através do CRA local, envia o melhor trabalho do Estado e a escolha final é feita por uma comissão de professores pesquisadores no CFA, em Brasília”, explica o professor orientador.
Talitha informou que o principal objetivo da pesquisa era identificar qual o curso de graduação melhor prepara a atuação de um gestor Logístico, analisando as duas áreas mais presentes no setor: Engenharia e Administração. “Uma comparação foi estabelecida a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos, estruturadas pelo Ministério da Educação, com o intuito de perceber se as competências desenvolvidas ao longo dos cursos coincidem com as competências requeridas ao gestor logístico”, detalha.
“Os principais resultados indicam que o Administrador tende a desenvolver mais habilidades requeridas ao gestor Logístico, já que o curso contempla 20 das 21 competências requeridas para esse cargo”, afirma a estudante. Talitha informou que ela e o orientador pretendem continuar a pesquisa, dessa vez identificando o perfil dos gestores logísticos da nossa cidade, que é um pólo de centros de distribuição no Nordeste, e mapeando as competências presentes além da formação mais recorrente. “Nosso objetivo é ajudar os profissionais e empresas do ramo logístico a identificarem o perfil de profissional que mais pode contribuir com desenvolvimento econômico e social da nossa região”, afirma.
E Talitha se encantou com a atividade de pesquisa. “Me sinto extremamente feliz e realizada. Essa conquista me motiva a prosseguir com toda dedicação na vida acadêmica.  Meu plano é continuar trabalhando com pesquisa ao longo do curso, tanto para aplicar a teoria na prática, como para contribuir com os resultados com uma melhor forma de usar a Administração nas organizações”, finalizou.
O diretor acadêmico da FAT, Prof. Dr. José Maria Dias Filho, parabenizou a aluna e o professor Marcos Gilberto. “Tudo isso é combinação de uma excelente semente com um terreno fértil. Realmente, frutos dessa natureza nos alegram sobremaneira”, afirmou. A vice-diretora e coordenadora do curso de Administração da faculdade, Profa. Dra. Ana Rita Sacramento, também ficou muito orgulhosa com a conquista. “É fantástico ver o empenho de uma pesquisadora tão jovem já gerando reconhecimento nacional. Isto é um prova da importância do trabalho e da pesquisa científica”, avalia.