Analisamos ao longo desse texto uma de dissidência.que foi provocada
pela adesão ao G12 de pastores da Denominação Batista e outras denominações e sua
desvinculação com a denominação por causa da divergências doutrinárias.
a trajetoria da congregacao batista de jardim cruzeiro recolhe em sua historia uma passagem por
um momento de adesão ao
G12, uma metodologia colombiana de expansão de igrejas protestantes através da
gestão dos grupos celulares com doze líderes, O G12 foi uma metodologia que
surgiu na Colômbia no início da década de 1980, no ministério Missão Carismática
Internacional, sob a liderança do Apóstolo César Castellanos, este ministério se expandiu para outras localidades e nacionalidades. no Brasil, esta metodologia G12 chegou ao final da década de 1990 e teve a
adesão de muitos grupos protestantes, entre eles, alguns irmãos da congregação batista de jardim cruzeiro Eduardo e Washington e dividiu os irmãos a ponto deles levarem metade da membresia na época e tudo começou quando eles foram participar de um retiro espiritual de três dias, no qual a estratégia principal mais discutida
foi gerar o amor pela salvação das vidas da membresia com a pretensão de que o
trabalho fosse intensificado para possibilitar um crescimento mais rápido das
suas congregações.
Nisso ele já voltou com outras ideias mas o nosso trabalho pretende analisar essa dissidência, de forma que nao questionamos a natureza do acontecido mas Vale ressaltar que esta não e nao seré nem a única foma de enxergar o s fatos de forma critica e nao se a propõe a discutir quem estava certo ou erradomas constatando a heterogeneidade do fenômeno religioso brasileiro ao evidenciar também a
fragilidade da construção disso na nossa comunidade, quando ja identificado que esses irmaos voltara mais pentencostais e estilos ja nao coadunas com as convenções anteriores, a partir de suas posiçõesentrou em choque com outros membros mais arraigado com linha de pensamento tradicional ebuscar analisar se as relações destes sujeitos
religiosos era errada ou não nao cabe a nós, somente na liberdade cristã sairam e levaram muitos membros passamos a ter 30% da membrezia restante criando um novo recomeço inclusive com financas que mal dava pra trazer um novo seminarista além das dissidências que provocou, bem
como, analisamos que foi um crescimento muito rapido na cidade de Feira de Santana, tomou muitas igrejas consevadoras de surpresa, foi movimento em que grupos que aderiram ao G12 e comcom a ampliação da concepção de liderança nas
igrejas protestantes que aderiram ao G12 da participação de evangélicos na política, vieram 4 vereadores candidatos em feira e um ganhou a eleicao.
outro aspecto foia análise de grandes congregações que
chegaram a mais de quinhentos membros entre os batistas em Feira de Santana, dentre
elas Igreja Batista Central , Igreja Batista
Memorial. Igreja Batista Sião, e Igreja Batista Missionária, sendo essa duas ultima nao serem parte do rol de igreja da nossa convencao, a convencao batistra brasileira e sim de outra convencao denominada "cov batista nacional"
No entanto, Como e porque as práticas neopentecostais têm
adentrado nos grupos do protestantismo histórico, a exemplo dos batistas,para entendermos um conjunto de práticas neopentecostais da
contemporaneidade veio dialogando com novos
elementos da sociedade capitalista neoliberal, a exemplo da Teologia da Prosperidade e que que causou muitos desdobramentos
conflituosos gerando muitas divisões religiosas na virada
para o século XXI.,inclusive como se deu esse processo de ampliação do poder
feminino nesse contexto e como aceitar pastoras mulheres já divergia radicalmente das novas propostas
religiosas, que vale ressaltar não eram tão inovadoras mas administrar os conflitos e as
divergências no contexto dessas demandas da nova metodologia do G12era desafio ja que gozavam de prestigios espetaculares na sociedade feirense e no tratamento das disputas
pelo poder religioso, ganha as relações que se constróem com mais os agentes que dele participam,sobretudo, um fato político que se explicita pela disputa do poder religioso é do capital simbólico que as
lideranças protestantes construíram em torno delesou seja conseguem adquirir um grande prestígio social.
Com isso esvaziou o numero de membros e ficando somente a necessidade de trabalhar com o que tinha os lideres da igreja e evidenciar a ocorrência das novas palavras: adaptar a esse novo estilo de lideranca e seguir e quem nao quer se adaptar viver como antes e esses concentraram as decisões na sua
pessoa e nao em formas de hierarquia e modelos de organizacao e obediencia a estruturas antigas os líderes do movimento em Feira de Santana eram Luciano de Almeida Moura, João Batista da Silva, Manoel Pedro de
Sousa, Augusto Sá Barreto, Marcos Sales Batista, Simone de Araújo Moura, entre
outros.mas outro elemento que nos fornecem pistas da vinculação entre os líderes do
movimento e os representantes políticos da cidade e sua visibilidade política, sao as honrarias Os títulos de Cidadão feirense e a Comenda Maria Quitéria que já foram outorgadas a
muitos pastores do G12, inclusive a René Terra Nova, são honrarias municipais que
precisam de uma tramitação política na Câmara de Vereadores.
Das saída dos membros territorialmente falando em termos de geografia Igreja Missionária
Shalon no Loteamento Morada Tropical, levou muitos ,assim como a 1ª Igreja Batista do Feira IX, Igreja Batista Sião no Jardim Cruzeiro muitos membros sairam especialmente pra Congregação da Igreja Batista Sião pastoreada pelo pastor Irailton e sua
esposa Keu. Esta congregação tem capacidade para mais de quinhentas pessoas sentadas
e o seu líder foi integrante do G12 de Renê Terra Nova em Feira de Santana.
O evangelismo em massa e a pregação no púlpito, são o trabalho, geralmente, do pastor no mundo protestante. Quando o pastor decide implantar células, ele está transformando o seu trabalho especializado em trabalho que os leigos podem exercer, e não apenas isso, atribuir aos leigos o compromisso de fazer a igreja crescer, conferindo status dentro da lógica da congregação.
os numeros mais ou menos de quando sairam da congregacao no jardim cruzeiro, eles tinha 35 membros, ao passo que a comunidade liderada por dulce sinhorele, tinha por volta de 10 membros quando a visão em células foi implantada e atualmente se mantem possui 300 membros
Manoel Pedro de Souza, atualmente é bispo aposentado da Igreja Batista Memorial na Cidade Nova e tem 60 anos é formado em Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Nordeste e fez um curso de Psicanálise. Este templo tem capacidade para 700 pessoas sentadas, porém aos fins de semana essa capacidade é extrapolada.
O evangelismo em massa e a pregação no púlpito, são o trabalho, geralmente, do pastor no mundo protestante. Quando o pastor decide implantar células, ele está transformando o seu trabalho especializado em trabalho que os leigos podem exercer, e não apenas isso, atribuir aos leigos o compromisso de fazer a igreja crescer, conferindo status dentro da lógica da congregação.
os numeros mais ou menos de quando sairam da congregacao no jardim cruzeiro, eles tinha 35 membros, ao passo que a comunidade liderada por dulce sinhorele, tinha por volta de 10 membros quando a visão em células foi implantada e atualmente se mantem possui 300 membros
Manoel Pedro de Souza, atualmente é bispo aposentado da Igreja Batista Memorial na Cidade Nova e tem 60 anos é formado em Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Nordeste e fez um curso de Psicanálise. Este templo tem capacidade para 700 pessoas sentadas, porém aos fins de semana essa capacidade é extrapolada.