V Fórum de Baiano de Economia Aplicada em salvador

O V Fórum Baiano de Economia Aplicada teve o objetivo de fomentar o debate entre pesquisadores, formuladores de políticas públicas, tomadores de decisão e agentes privados para uma melhor compreensão no entorno de políticas públicas voltadas para as necessidades e oportunidades na economia regional, seja a região Nordeste, o estado da Bahia ou o Semiárido.



A conjuntura atual implica na necessidade de aumento da eficiência no uso dos recursos públicos e da atração de recursos privados para a realização de investimentos que garantam o crescimento e o desenvolvimento econômico, a partir de resultados desejáveis para a sociedade. O debate foi delineado nessa quinta edição do Fórum chamou a atenção para a análise, avaliação e formulação de políticas públicas, considerando as especificidades e a complexidade regional e local da economia.


A compreensão das políticas adotadas nos últimos anos na região pode ser o ponto de partida para a tomada de decisões e, sobretudo, para a proposição de alternativas viáveis de politicas de desenvolvimento, com uma melhor aplicabilidade de recursos públicos e maior atração de investidores privados. O Fórum teve início com o debate sobre A importância do uso das evidências empíricas para as políticas públicas, com o professor André Portela da Fundação Getúlio Vargas (FGV).


sobre a detecção precoce de novas tendencias, Apartir da evolucao da expectativa de vida da populacao brasileira e aumento de renda e redução de pobreza de 1991a 2010, mas tambem com o decliniio da taxade fertilidade de 6 filhos pra 2 filhos.e evolucao da porcentagem de jovem adolescente que frequenta escola. outros temas como políticas sociais, saúde, urbanização e necessidade de qualificação de mão de obra na região, foram tratados.

fonte :imprensa FIEB