Ernesto Araújo: Balanço da viagem aos EUA


O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, durante coletiva à imprensa oferecida nesta quarta-feira (20/3), no Itamaraty, falou sobre os resultados da visita do presidente Jair Bolsonaro aos EUA.
Os resultados são, fundamentalmente, os que nós prometemos.“, afirmou.
Araújo afirmou que a vocação do Brasil é ter uma relação de alto nível com os Estados Unidos, que este é um fator que contribui para o crescimento do país e que é benefício para os cidadãos.
No ponto de vista dele os resultados foram bons. Ele falou inclusive em consenso público. Para ele, este processo começou com o texto escrito por ele sob Trump e o ocidente, dentro de uma concepção mais geral, de civilização ocidental.
Ernesto voltou a falar em recuperação de valores e de história. Que o Brasil deveria voltar a se conectar com esta concepção, dos pontos de vista econômico e social.
Estas minhas reflexões, em algum momento chegaram ao presidente Jair Bolsonaro“, referindo-se aos textos publicados por ele, que contém inclusive, as sugestões de como o Brasil deveria se projetar na política externa.
Fazendo menção à base de princípios e valores, disse: “a minha visão coincide com a dele [Jair Bolsonaro]“.
Segundo o ministro, ele e seu grupo estavam desenvolvendo as questões como a entrada do Brasil na OCDE, com intuito de remover as barreiras que impediam o acesso do país ao grupo.
As coisas não funcionavam porque não tinham uma filosofia por trás, não tinham alma“, explicou, aludindo os insucessos do país em gestões anteriores, quando o expediente tratava das mesmas empreitadas.

fonte: terca livre